Seu JavaScript esta Desabilitado, favor habilita-lo para usar o site!Como habilitar?

Mensagem do Autor

O Tudo Lista é um blog de assuntos gerais focado em estatísticas. As informações aqui postadas são feitas com base em profundas pesquisas e fontes confiáveis. Ao final da leitura responda nossa enquete e diga em qual estado você mora. O Tudo Lista deseja uma ótima leitura.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Quando o Nível do Mar Subir

Abaixo demonstrativo de como ficaria o litoral da região Sul do Brasil caso o mar siga o previsto pelos cientistas e suba 6 metros até o fim do século. O mapa foi criado com base na topografia da região e dos municípios. Confira!





  • Paraná
  • Cidades afetadas: Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Guaraqueçaba. 
  • Habitantes afetados: 286,602 mil ( se fosse hoje ).
  • Santa Catarina
Litoral norte
Litoral sul

  • Cidades afetadas: Itapoá, Garuva, Joinville, Jaraguá do Sul, Schroeder, São Francisco do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Balneário Barra do Sul, Araquari, Gaspar, Ilhota, Navegantes, Itajaí, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, São João do Itaperiú, Luiz Alves, Brusque, Balneário Camboriú, Blumenau, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Canelinha, São João Batista, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Florianópolis, São José, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Laguna, Tubarão, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Sangão, Balneário Rincão, Pescaria Brava, Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Forquilhinha, Meleiro, Maracajá, Araranguá, Turvo, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Balneário Gaivota, Sombrio, Jacinto Machado, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul e São João do Sul.
  • Habitantes afetados: 3.862,861 milhões

  • Rio Grande do Sul
Litoral norte
Litoral sul

  • Cidades afetadas: Torres, Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Itati, Três Forquilhas, Terra de Areia, Capão da Canoa, Maquiné, Xangri-lá, Osório, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal,  Palmares do Sul, Capivari do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Viamão, Mostardas, Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Eldorado do Sul, Charqueados, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Tavares, São José do Norte, Turuçu, Pelotas, Arroio do Padre, Rio Grande, Pedro Osório, Jaguarão, Arroio Grande e Chui.
  • Habitantes afetados: 4.201,429 milhões

Percebe-se que grande parte do litoral fica submerso pelo mar, formando inúmeras ilhas onde hoje são os morros mais altos. Em Porto Alegre e região, os pontos mais altos e boa parte da cidade não são submersos, porém a região da capital gaúcha hoje se localizaria em uma espécie de península formada pelo mar. A região sul do litoral gaúcho também sucumbirá ao mar, cidades como Pelotas terão boa parte da área urbana submersa, exceto por áreas mais altas, estas serão ilhas. A cidade de Rio Grande sucumbirá por completo.
Florianópolis se tornaria um arquipélago, a ilha catarinense será dividia em várias ilhas menores, porém a região continental da Grande Florianópolis não será seriamente afetada pois se encontra em uma região de relevo mais alto. O Vale do Itajaí no norte catarinense deverá ser o mais atingido, por manter relevo maior ou igual a 1 metro em vasta extensão do vale, engolindo por completo a cidade de Itajaí e Navegantes, que são as maiores da região, outras cidades menores da região como Ilhota e Luiz Alves também serão engolidas com exceção de áreas rurais mais altas, a água chega também aos entornos de Blumenau, porém não afetando diretamente a cidade, tornando áreas mais longes do centro também inundadas, seria até correto dizer que Blumenau terá praia. A cidade de Joinville será inundada quase que por inteiro, trazendo grandes consequências para a maior cidade do estado catarinense, regiões mais altas da cidade permanecerão intactas porém mais de 80% da área urbana será inundada. Áreas de Jaraguá do Sul e Massaranduba serão inundadas porém não afetando diretamente o centro das cidades. 
No Paraná a situação não é muito diferente, boa parte da Bahia de Paranaguá será inundada, cidades como Paranaguá, Antonina e Matinhos, sumirão do mapa. Na cidade de Morretes mais a oeste se manterá as regiões mais altas da cidade. Inúmeras ilhas se formarão no litoral paranaense.

Esta é uma previsão que todos já ouviram falar, se a humanidade não se manifestar a respeito do descaso com a natureza, o aquecimento global continuará se elevando a níveis críticos transformando esta lenta e desapercebida catástrofe na maior de todas. As previsões são para o final deste século.

Obrigado pela visita!

Um comentário: